14 de dezembro de 2012

7 perguntas para saber se você é um empreendedor

Além de um bom momento econômico, uma pequena empresa precisa de um bom empreendedor à frente para ter sucesso. A figura do dono costuma potencializar o crescimento do negócio. “As pessoas não nascem empreendedoras, mas existe uma série de características percebidas na maior parte dos empreendedores de sucesso”, diz João Bonomo, professor do Ibmec/MG.

Se você estiver repensando a carreira e em dúvida sobre abrir ou não o próprio negócio, faça uma auto-avaliação e veja se tem as competências técnicas e comportamentais vistas com frequência em empreendedores de sucesso.

Vale dizer que nem todos os empreendedores têm as mesmas características. Por isso, responder 'sim' à maioria das perguntas é um bom sinal, mas não significa que o negócio terá sucesso. Para Bonomo, é essencial se preparar para gerir uma empresa. Além disso, boa parte dessas características podem ser desenvolvidas e aprimoradas.

Você confia em você mesmo?

Não ter medo – ou ter e saber ultrapassá-lo – é uma característica apontada como primordial em quem tem o tal espírito empreendedor. “A autoconfinça é muito forte e presente. Essas pessoas são bastante focalizadas e sabem bem o que querem”, diz Bonomo. Motivação também faz parte deste pacote. “O nível de motivação para conquistar as coisas que eles querem é alto”, diz Clara Linhares, professora da Fundação Dom Cabral.

Você tem jogo de cintura?

Além de confiar em si mesmo, os empreendedores demonstram o que a professora Clara define como atitude. “Eles têm uma atitude extremamente pró ativa e isso vai desencadear uma ousadia e uma flexibilidade diante das situações”, explica Clara. Este jogo de cintura somado à autoconfiança permite que os futuros empresários se arrisquem e saibam vender sua ideia de forma convincente.

Sua rede de contatos é boa?

Outra característica comum é a capacidade de construir uma rede de contatos. “Eles têm uma facilidade de relacionamento interpessoal muito forte”, diz Clara. Para Bonomo, a facilidade de estabelecer contatos é bastante evidente. “Empreendedores sabem se conectar, fazer relacionamentos estratégicos e ter poder de persuasão muito grande”, diz.

Você tem visão de futuro?

Do ponto de vista técnico, os empreendedores têm uma capacidade de enxergar onde querem estar no futuro. “Em termos de competências técnicas, eu percebo uma visão de futuro. Eles vivem o hoje com foco no amanhã”, explica Clara. Segundo ela, isso ajuda a se organizar, planejar e até melhorar onde for preciso. “Em relação a isso, eles estão se planejando e buscando o autoconhecimento”, diz.

Você conhece o mercado?

É uma característica dos empreendedores brasileiros escolherem mercados que eles conhecem bem para começar um negócio. “São pessoas que tem uma boa percepção de mercado. Sabem entender o mercado, sondar e analisar uma necessidade em potencial”, diz Bonomo.

Geralmente, o futuro empresário está familiarizado com o processo produtivo e operacional. “Eles têm um grande conhecimento técnico do negócio e entendem como é o processo”, explica.

Como é sua relação com o dinheiro?

Por outro lado, o conhecimento financeiro costuma exigir mais esforço. “Empreendedores lidam com dinheiro de maneira peculiar. Eles sabem colocar preço, conhecem o mercado e sabem quando as coisas custam, mas isso não quer dizer que sejam bons gestores financeiros”, alerta Bonomo. Reconhecer até onde vai sua habilidade de gestão e buscar pessoas que possam contribuir com isso é essencial.

Você se adapta bem?

Além de conseguir se relacionar bem, circular por vários grupos e conseguir informações essenciais, os empreendedores conseguem se adaptar bem a diferentes cenários e melhorar suas fraquezas. “Eles não estão pegando o ponto fraco e desenvolvendo para ficar forte, mas desenvolvem a franqueza a ponto de ela não interferir nos pontos fortes”, explica Clara.

Fonte: EXAME.com

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