22 de novembro de 2012

Planejamento de ensino


O planejamento é algo fundamental em qualquer atividade que se pretenda realizar, seja ela ligado a uma empresa que se deseja abrir, ao na administração das despesas mensais, em fim, está diretamente ligado ao sucesso daquilo que se pretende. E, na educação não é diferente, planejar o que se pretende realizar durante as atividades escolares é de fundamental para o bom desenvolvimento das atividades e seu êxito.

O planejamento é a organização do trabalho; é de grande importância em diversas situações, mas é na escola que ele se apresenta em destaque constituindo a peça mais importante do processo ensino aprendizagem.

Nas atribuições do professor o planejamento está presente em todos os momentos, desde a preparação da aula, da prova, lista de exercícios, seleção de conteúdos. É no planejamento que está a proposta de trabalho para um período de estudo que pode ser de curto prazo ou longo prazo. Nele constam os objetivos traçados para o ano, os conteúdos relacionados, a maneira de como o professor irá desenvolver seu trabalho e ao final do período, não se pode deixar de ser realizada a avaliação do planejamento.

Um trabalho planejado trás benefícios que contribuem para a eficácia do processo ensino aprendizagem. Deve ser seguido regularmente e está sujeito a modificações sempre que for necessário.

Também o planejamento está presente em todas as situações e trás benefícios para quem se utiliza dele. Tem como vantagem a organização e previsão do trabalho.
Um trabalho planejado realizado com qualidade e seriedade terá seus objetivos alcançados.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário