9 de novembro de 2012

Impostômetro é inaugurado em João Pessoa



Foi inaugurado nesta quinta-feira (8), em João Pessoa, um Impostômetro, equipamento com um painel eletrônico que exibe a contribuição dos brasileiros através dos impostos. Com o Impostômetro instalado na frente da Faculdade Maurício de Nassau, na Avenida Epitácio Pessoa, a população paraibana passa a receber informações, em tempo real, sobre a carga tributária paga pela população do país ao longo de 2012.

"O objetivo do Impostômetro é conscientizar a sociedade, a população, o cidadão da quantidade de impostos que a gente paga neste país. A gente paga impostos demais e não tem o retorno do Governo. Segundo a segundo conta os impostos que são pagos em todas as cidades do país, impostos federais, impostos municipais", disse o empresário Janguiê Diniz.

Segundo a Maurício de Nassau, o equipamento é atualizado em tempo real a partir da projeção de dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). O órgão usa como fontes informações federais provenientes da Receita Federal, do Tesouro Nacional, da Caixa Econômica Federal, do Tribunal de Contas da União e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Impostômetro de João Pessoa, assim como o de Recife, Maceió, Natal e Belém, é atualizado da mesma maneira que o equipamento criado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com o IBPT. O valor, contabilizado desde janeiro deste ano, já ultrapassou R$ 1 trilhão, e a arrecadação total em 2012 deve girar em torno de R$ 1,55 trilhão. É o quinto ano consecutivo que o Brasil ultrapassa essa marca.

Fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário