5 de outubro de 2012

As gafes mais absurdas utilizadas em currículos

Um site americano chamado Career Builder, especializado em carreira, pediu que recrutadores americanos contassem quais foram os erros mais bizarros que já presenciaram quando o assunto é currículo. 

As gafes mais memoráveis no currículo, segundo o Career Builder:

1 - O candidato chamou a si mesmo de gênio no currículo e convidou o recrutador para entrevistá-lo em seu próprio apartamento 

2 - Em um processo de seleção para um emprego na Antártida, um dos candidatos afirmou que era capaz de falar “antarticano”, fluentemente. 

3 - Para deixar o currículo mais charmoso, um candidato não pestanejou em decorá-lo com uma série de pequenos coelhos cor de rosa. 

4 - Um candidato afirmou que seu currículo foi criado para ser “cantado ao som de ‘The Brady Bunch’”, uma série músical exibida na televisão americana nas décadas de 60 e 70. No Brasil, o programa ficou conhecido como “A família Sol-Lá-Si-Dó”. 

5 - Durante o processo de seleção para uma vaga de gestão, um dos candidatos listou “caçador de jacarés” como uma habilidade em seu currículo. 

Os erros mais comuns 

Você, provavelmente, sentiu muita vergonha alheia ao ler a lista das gafes mais memoráveis. Mas, acredite, mesmo com bom senso, muita gente pode perder a oportunidade de emprego por deslizes, aparentemente, inofensivos 

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa do Career Builder, 61% dos recrutadores afirmam que desclassificam um candidato que envia um currículo com erros gramaticais ou, pasmem, de digitação. Confira o ranking de erros que podem tirar você do processo seletivo: 

1 - Erros gramaticais e de digitação 

2 - Copiar frases prontas do anúncio de emprego 

3 - Enviar o currículo com um e-mail inapropriado. (Exemplo: gatinha65@xxx.com

4 - Não listar suas principais habilidades 

5 - O currículo ter mais do que duas páginas 

6 - Enviar um currículo impresso em um papel decorativo. 

7 - Na hora de descrever sua experiência, focar mais nas tarefas do que nos resultados que entregou em cada função. 

8 - Enviar uma foto junto com o currículo 

9 - Ser prolixo e escrever grandes blocos de textos

Fonte: 

Blog do Cabra: cabradm.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário