25 de setembro de 2012

Plantas Medicinais: Eucalipto


Saudações leitores do blog Conexão Social, hoje continuarei a série Plantas Medicinais, falando sobre os efeitos terapêuticos do Eucalipto. 

Ronielson Lima




Eucalipto


O eucalipto é considerado um medicamento natural com inúmeras propriedades medicinais, sobretudo provenientes das suas folhas. Da sua folha é retirado o óleo que tem propriedades antissépticas e também desinfetantes. Quando aplicado localmente, o eucalipto pode danificar a sensibilidade e aumentar a atividade cardíaca. Este medicamento natural é utilizado para combater a asma, aliviar afecções brônquicas, tosse, constipações, rinite e sinusite, aliviar a dor de cabeça e descongestionar as vias nasais. Pode ser útil também no tratamento de dores musculares, reumatismo, infecções urinárias e feridas. Contudo, a sua utilização deve ser moderada e segundo prescrição e aconselhamento médico, pois em quantidades maiores pode ser tóxico para o organismo provocando complicações graves para a sua saúde.

 A sua forma de utilização é muito diversificada, podendo ser aproveitado através do seu óleo, ingerido sob a forma de chá, por inalação do vapor ou aplicação local. Para uma inalação do vapor, precisa de uma chaleira com água a ferver, óleo de eucalipto, uma toalha grande, e um recipiente que seja largo. A sua cabeça deve estar pendente sobre o recipiente que contem a água quente com 3 gotas do óleo, e coberta com a toalha, para que todo o vapor libertado seja inalado por si: respire lentamente e profundamente durante aproximadamente 10 a 15 minutos.

O medicamento natural tem imensas vantagens e muito poucos prejuízos comparados com os medicamentos químicos, e um exemplo disto é que uma só árvore, o eucalipto, tem propriedades medicinais antipiréticas, anestésicas, antissépticas e desinfetantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário