11 de setembro de 2012

Plantas Medicinais: Camomila

Saudações leitores do blog Conexão Social, hoje continuarei a série Plantas Medicinais, falando sobre os efeitos terapêuticos da Camomila.

Ronielson Lima





Camomila (Matricaria recutita L.)




A Camomila, planta medicinal da família das Arteraceas, é há séculos considerada um remédio caseiro muito poderoso.A camomila pode ser conhecida popularmente também como margaça, camomila-vulgar, camomila-comum, macela-nobre, macela-galega, camomila romana, camomila geramânica.para um vasto leque de males.

Apresenta  propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, anti-espasmódicas e calmantes.O chá de camomila é, assim, considerado como calmante. Também favorece a digestão, chegando a atenuar problemas digestivos como gastrite, flatulência, ataque de vermes ou inflamações da mucosa digestiva.

Considera-se também que a camomila alivia dores não só musculares como também ósseas (reumatismo, dores na coluna e ciática...)

Esta planta pode também actuar como suavizante da pele, na forma de óleo, para queimaduras e irritações, devido às suas propriedades atrás já referidas.
A aplicação de uma infusão desta planta, ou de um champô, também poderá clarear os cabelos, dando-lhes mais brilho e tornando-os mais louros.



DESCRIÇÃO BOTÂNICA

Planta anual, com cerca de 20 a 50 cm de altura, caule ereto muito ramificado, desprovido de pêlos; folhas verdes, lisas na parte superior, recortadas em segmentos estreitos e pontiagudos; flores organizadas em inflorescências (flores sem pedúnculos), brancas, e amarelas no centro, sobre receptáculo cônico e oco, flores centrais hermafroditas; frutos do tipo simples, secos, com uma única semente, cilíndricos, arqueados, pequenos e truncados no ápice.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Óleos essenciais contendo camazuleno, bisabolol, colina, flavonóide, cumarina e sais minerais.

FORMA DE PROPAGAÇÃO

Sementes

CULTIVO

Reproduz bem em clima temperado com elevada umidade relativa do ar. Não tolera excesso de calor. Resistente às geadas no período vegetativo. Prefere solos férteis, estruturados e permeáveis com pH entre 6 e 7,5, ricos em matéria orgânica. Recomenda-se uma adubação com esterco de gado bem curtido, composto orgânico ou esterco de aves, quando necessário.




Sugestão:

Para um banho calmante e relaxante, aplique na água quente um punhado de flores secas. Isto também se recomenda para acalmar a agitação dos bebés, favorecendo um sono tranquilo.

Travesseiros com flores secas de camomila ajudam a combater a insónia, dadas as propriedades da camomila, bem como o seu aroma suave.



Acesse as outras postagens da série:



3- Plantas Medicinais: Camomila



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário