31 de agosto de 2012

Conta Poupança

O que é? 

A poupança é uma conta de depósitos remunerados pela TR – Taxa Referencial – acrescida de juros mensais para pessoas físicas e trimestrais para pessoas jurídicas. 

A poupança é o investimento mais popular e tradicional do país devido, principalmente, a sua simplicidade de aplicação e de resgate. É uma aplicação segura e suas regras de funcionamento são estipuladas pelo Banco Central, por isso existe uma padronização de taxas e de funcionamento em todas as instituições financeiras. 

TR (Taxa Referencial) 

A TR serve como referência para o juro praticado no mercado financeiro. Inicialmente foi criada para ser uma taxa básica dos juros praticada no mês. Atualmente, a TR é utilizada no cálculo do rendimento de vários investimentos, caderneta de poupança, empréstimos do SFH, pagamentos a prazo e seguros em geral. 

Segurança 

A poupança é um investimento seguro para os poupadores e um dos motivos é que ela conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até a quantia de R$ 60.000,00 por instituição financeira. 

FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, contra instituições financeiras em caso de intervenção, liquidação ou falência. 

Para abrir uma conta poupança não é necessário ter nenhuma outra conta no banco escolhido. Você precisará dos seguintes documentos: 
  • Comprovante de identidade (RG), 
  • CPF, 
  • Comprovante de residência, 
  • Não é necessário comprovar renda.
  • Não se paga nenhuma taxa de abertura. 

Observação:

Diferente da conta corrente, não existe taxa de manutenção e não se pode receber o salário por ela. Como o nome diz, ela existe para POUPAR, e não MOVIMENTAR. Você somente poderá fazer depósitos na conta poupança e também retiradas a qualquer momento usando o cartão de movimentação de conta, ou seja, movimentos básicos. A data em que você abrir a caderneta de poupança será a data em que o dinheiro irá render, de acordo com o valor fixo mais a correção do TR calculado pelo Banco Central. 

Para encerrar a conta poupança, retire todo o valor acumulado e informe a agência do encerramento da conta. Peça sempre um recibo de encerramento, por mais que não existam taxas de manutenção como na conta corrente.

Continue Lendo:








Fontes: 


Banco do Brasil: www.bb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário