2 de julho de 2012

O que é um sistema operacional


Informática


Se você tem um computador, já ouviu falar sobre os sistemas operacionais. Qualquer computador de mesa ou laptop que você compra normalmente já vem com o Windows instalado. Já os computadores Macintosh rodam o sistema operacional OS X. Muitos servidores corporativos utilizam os sistemas operacionais Linux ou UNIX. O sistema operacional (SO) é a primeira coisa que o computador carrega. Sem um sistema desse tipo, o computador se torna inútil.

Recentemente começaram a surgir sistemas operacionais para pequenos computadores. Se você gosta de investigar os dispositivos eletrônicos, vai descobrir que existem sistemas operacionais em dispositivos que usamos todos os dias, de celulares a pontos de acesso sem fios. Os computadores utilizados nestes pequenos dispositivos se tornaram tão poderosos que hoje eles podem até rodar um sistema operacional e aplicativos. Um computador de um celular moderno é mais poderoso do que um computador de mesa há 20 anos. Esta evolução é coerente e faz parte de um processo de desenvolvimento natural. Geralmente, você pode fazer alterações no funcionamento de qualquer dispositivo que rode um sistema operacional. Isto não é uma feliz coincidência. Como os sistemas operacionais são feitos de códigos portáveis, em vez de circuitos físicos permanentes, eles podem ser alterados sem que seja necessário descartar o dispositivo inteiro.

Assim, o objetivo de um sistema operacional é organizar e controlar o hardware e o software para que o dispositivo funcione de maneira flexível e previsível. Neste artigo, vamos explicar o que um software precisa fazer para ser chamado de sistema operacional e mostrar como funciona o sistema operacional do seu computador vendo alguns exemplos de como controlar os outros sistemas operacionais que existem ao seu redor.

HISTÓRIA DE ALGUNS DOS S. O. PARA COMPUTADORES PESSOAIS:

1965 - O "Project MAC" desenvolve o sistema operacional Multics.
1970 - O Unix é desenvolvido nos Bell Labs por Dennis Ritchie e Kenneth Thomson.
1980 - A IBM seleciona PC-DOS da Microsoft como o sistema operacional para o IBM-PC.
1984 - O Apple introduz o Macintosh como o System 1.0 que seria chamada MacOS eventualmente.
1985 - A Microsoft desenvolve o Windows 1.0 que dá características como MacOS para DOS (Mas o Windows não é um sistema operacional com o MacOS ainda, só é uma interface para DOS.) O Linus Torvalds, um estudante finlandês, desenvolve o Linux, uma versão da Unix para processadores da Intel.
1990 - A Microsoft introduz o Windows 3.0 que intensifica o debate legal entre a Microsoft e a Apple, em relação à semelhança do Windows com o MacOS.
1994 - A Microsoft introduz o Windows NT desenvolvido para redes.
1995 - Microsoft introduz o Windows 95, previamente conhecido com 'Chicago'
1998 - Microsoft introduz o Windows 98
2000 - Microsoft introduz o Windows 2000 combinando as características do Windows 98 e o Windows NT
Os S.O.s atuais são o Wndows XP, Windows Vista e Linux.

  TIPOS DE INTERFACES PARA USUÁRIOS:

a) Interface de linha de comando (command line interface).

Usa comandos alfanuméricos simples para navegar entre os discos e pastas, para conseguir outras funções como copiar, formatar deletar, etc., e para executar aplicativos. Exemplos: DOS, Unix and Linex.

b) Interface gráfica para usuários (Graphical User Interface ou GUI).

Usam ícones, menus e janelas para acessar programas, discos e executar comandos do sistema. Alguns GUIs não são sistemas operacionais propriamente, mas são extensões de um sistema operacional com uma interface de linha de comando. Exemplos deste tipo de relação: Windows 3.0 para DOS e X-Windows para Unix. Exemplos de sistemas operacionais com próprios GUIs: Windows 98/NT, MacOS e OS/2 Warp.

COMO UM SISTEMA OPERACIONAL FUNCIONA:


Componentes funcionais dos sistemas operacionais:

Um sistema operacional executa muitas funções para que o computador funcione bem e eficientemente. Algumas das mais importantes são:

  • Interpretador de Comandos: traduz comandos para instruções que o processador entende.
  • Gerente dos Usuários: guarda as tarefas de um usuário separadas daquelas dos outros.
  • Gerente das Tarefas: guarda as operações de uma tarefa separadas daquelas dos outros.
  • Gerente dos Recursos: gerencia o uso de recursos de hardware entre usuários e tarefas usando-os a qualquer ponto do tempo.
  • Gerente de Arquivos: cria, deleta, enter, muda arquivos e gerencia acesso para arquivos.
  • User Interface: gerencia acesso do usuário para o interpretador de comandos e o gerente de arquivos.

5. PRINCIPAIS S.O. (CONHECIDOS E MENOS CONHECIDOS):

·         MICROSOFT
·         MS-DOS
·         Windows 1.0
·         Windows 3.0
·         Windows 3.11
·         Windows 95
·         Windows 98
·         Windows 98 SE
·         Windows NT
·         Windows Millenium (Me)
·         Windows 2000
·         Windows XP
·         Windows 2003
·         Windows 64bits (Final de 2004)
·         Windows Vista (2005)
·         Windows Seven (2009)

MACINTOSH

·         MacOS
·         MacOS 9
·         MacOS X

SETORES QUE MAIS UTILIZAM INFORMÁTICA

Com o grande avanço da informática no mundo, tornam-se impossíveis serem feitas várias tarefas sem o uso de um computador. A grande facilidade para agilização de processos, tarefas, etc., contribuiu bastante para a sua expansão nas empresas, fazendo com que atualmente quaisquer setores dentre os quais:

a) Setor contábil;
b) Setor comercial;
c) Setor financeiro;
d) Setor estatístico;
e) Setor administrativo;
f) Setor de comunicação;
g) Setor de propaganda e market, etc., utilizem tal ferramenta para a execução dos seus trabalhos, portanto, ficando impraticável o cotidiano sem os recursos da informática.

A crescente demanda e o grande capitalismo nos países desenvolvidos, fizeram com que o uso de um computador fosse praticamente obrigatório a um usuário comum, principalmente aos que estudam e necessitam obter conhecimentos para poder progredir, seja de forma acadêmica ou profissional.

PRINCIPAIS COMANDOS USADOS EM ALGUNS S. O.

Colar.
Ctrl + V.
Copiar.
Ctrl + C.
Recortar.
Ctrl + X.
Desfazer
Ctrl + Z.
Selecionar tudo.
Ctrl + A.
Fechar janelas.
Alt + F4.
Propriedades.
Alt + Enter.
Alternar janelas.
Alt + Tab.
Ajuda
F1.
Renomear item.
F2.
Pesquisar
F3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário