16 de julho de 2012

Informática para concurso - Sistema operacional Windows XP (Parte II)


Neste tutorial, serão comentadas e analisadas as informações básicas e instruções gerais de uso de sistema operacional, aspectos gerais, algumas telas para visualização, bem como uma noção geral sobre melhores configurações. Veremos as barras de trabalho principais. Este tutorial não tem como finalidade oferecer um curso completo do sistema operacional, mas sim abordar alguns tópicos centrais que são cobrados em assuntos de sistemas operacionais em alguns concursos públicos e provas práticas para empresas.

Sistema Operacional

* Conceitos fundamentais

Como foi visto no tutorial anterior, sistema operacional ou sistema operativo é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Consiste na camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. É o interpretador básico de comandos, e é a interface pela qual o usuário tem acesso aos recursos que o hardware oferece.

* Ainda Sobre Ajuda do Windows XP

Esta opção de “ajuda” do botão “iniciar” é um verdadeiro centro de ajuda sobre o que há de recursos disponíveis do Windows XP. Na primeira opção do “centro de ajuda” do Windows XP, há uma opção onde o usuário pode começar a ter as informações iniciais e básicas do Sistema Operacional. Opção “O que há de novo no Windows XP”. Ao clicar nesta opção irá aparecer a tela abaixo:


* Botão iniciar “opção pesquisar”


Este botão permite localizar arquivos e pastas, páginas na internet que contenham uma informação, arquivos compartilhados por outros computadores na rede e endereços eletrônicos cadastrados  no catálogo de endereços.

Ao clicar na opção acima, irá aparecer a tela abaixo:


As opções que se apresentam, ao selecionar os itens acima são:

- Imagens, músicas ou vídeo

Irá fazer pesquisas de todos os arquivos de um determinado tipo ou por tipo e nome. O usuário poderá selecionar as caixas de seleção que aparecem para facilitar as buscas realizadas.

Existem ainda opções dentro deste item para realizar pesquisas “avançadas”,  podendo direcionar e filtrar melhor os dados que se desejam encontrar.

- Documentos (processamento de textos, planilha, etc)

É possível realizar pesquisas por algum critério escolhido nas opções apresentadas nesta opção.

Observe a tela abaixo:

No exemplo, foi selecionada a opção “No mês passado” , com tipo de arquivo “.doc”.


- Todos os arquivos e pastas

Esta opção irá realizar uma pesquisa de tudo que há no computador em termos de arquivos e pastas. Caso o seu computador tenha mais de uma partição, ou seja, “C:” e “D:”, é possível o usuário escolher em qual partição será realizada a pesquisa.

O usuário poderá escolher opções “avançadas” de pesquisa, sendo possível até fazer buscar por arquivos de determinados tamanhos.

- Impressoras, computadores e pessoas

Nesta opção, o usuário poderá localizar impressoras, computadores e pessoas que estejam cadastradas no seu catálogo de endereços. Ao clicar nesta  opção, irão aparecer três opções de pesquisas:

* Uma impressora na rede

* Um computador na rede

* Pessoas no seu catálogo de endereço

Existe ainda há opção de realizar buscas na internet, a partir desta opção de pesquisa, bastando para isto selecionar a opção “Pesquisar na Internet”. Ao clicar nesta opção irá aparecer o site de busca da própria empresa e o usuário poderá realizar suas buscas na internet. É claro que, para realizar esta operação, é necessário que o computador tenha acesso à Internet.

* Botão iniciar “Painel de Controle”


A opção “painel de controle” do botão iniciar é outro sistema de gerenciamento considerado complexo no Windows XP. Como já informado, não é finalidade deste tutorial, dar um curso completo dos recursos e aplicações do Windows XP, sendo para isto, necessário a leitura de livros e apostilas especializadas no assunto existentes aqui neste site.

Porém, buscaremos mostrar alguns sistemas de gerenciamento do “painel de controle”, bem como algumas telas para fixação de conteúdo.

Ao clicar na opção “painel de controle”, irá aparecer a tela abaixo:


Observe que existem várias opções de configurações do sistema operacional Windows XP. Existe também, a partir desta opção, caminho para “ajuda e suporte”, caso o usuário tenha dificuldades de realizar alguma operação no painel de controle.

É possível também o usuário ter acesso ao “Windows Update” a partir desta opção do painel de controle, podendo assim realizar as atualizações necessárias do sistema operacional.

Ao clicar na opção “Windows Update”, o navegador Internet Explorer será carregado, e o usuário será direcionado para o site de atualizações da fabricante.

Em grande parte dos casos, a fabricante irá solicitar a instalação de um dispositivo para realizar a varredura das possíveis atualizações do sistema operacional.

Observe o alerta de segurança para instalação:


Veja a tela abaixo do site do Windows Update:


Nesta tela o usuário poderá realizar todas as atualizações necessárias para o bom funcionamento do sistema operacional.

Note que, neste caso, a fabricante sempre busca oferecer produtos novos e que facilitem a vida computacional dos usuários. Leia a mensagem do site “Obter o software mais recente do Windows Update. Nosso site foi aprimorado...”.

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Até a próxima.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/jorgeasantos/informaticaconcursos046.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário