9 de julho de 2012

Informática para Concurso – Sistema Operacional (Windows XP) - Parte I


Neste tutorial, serão comentadas e analisadas as informações básicas e instruções gerais de uso de sistema operacional, aspectos gerais, algumas telas para visualização, bem como uma noção geral sobre melhores configurações. Veremos as barras de trabalho principais. Este tutorial não tem como finalidade oferecer um curso completo do sistema operacional, mas sim abordar alguns tópicos centrais que são cobrados em assuntos de sistemas operacionais em alguns concursos públicos e provas práticas para empresas.

Sistema Operacional

* Conceitos fundamentais sobre tipos de Invasores

Sistema operacional ou sistema operativo é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Consiste na camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. É o interpretador básico de comandos, e é a interface pela qual o usuário tem acesso aos recursos que o hardware oferece.

Trata-se do software que gerencia todas as ações dentro do seu computador, inclusive todos os outros softwares. Para que um programa rode dentro do seu computador, é necessário que este seja compatível com  o seu sistema operacional. Alguns exemplos são: DOS, Windows 3.X, 95, 98, 2000,  NT, Windows XP, Windows Vista, MacOS, OS/2, Unix, Linux, etc.

Será abordado nestes próximos tutoriais o sistema operacional Windows XP. É claro que existem no mercado outros tantos sistemas operacionais, tão bons quanto o Windows XP, porém em grande parte dos concursos, quando são pedidos conhecimentos sobre sistemas operacionais, o que tem maior probabilidade de cair são questões sobre o Windows.

* Área de Trabalho


A versão de tela apresentada acima, é o Windows XP inglês.

O que é área de trabalho

Chamada também de Desktop, em sua definição simples é a parte de cima da mesa, onde se apóiam os objetos de trabalho. Esta “idéia” é metaforicamente usada no meio computacional para denominar a Área de Trabalho do usuário. Nesta área do computador são colocados geralmente os ícones, atalhos e outros objetos de trabalho.

* Alguns componentes básicos da Área de Trabalho

Abaixo, serão apresentados alguns ícones básicos que podem fazer parte da área de trabalho de um computador com Windows XP.

É evidente que cada desktop é formatado de acordo com cada usuário. Por padrão a tela desktop vem praticamente sem nenhum ícone.

Para acionar os ícones básicos siga os passos abaixo:

1 – Clique com botão direito sobre o desktop e escolha a opção “Propriedades”.

2 – Selecione a aba “Área de Trabalho”.

3 – Clique no botão “Personalizar área de trabalho”.

4 – Na guia “geral”,  marque as quatro caixa de ícones principais: a) Meus documentos, b) Meu computador, c) Meus Locais de Rede, d) Internet Explorer.

5 – Pronto, seu desktop está configurado com estes ícones.

- Ícones Principais


*  O botão Iniciar


Ao clicar no botão “Iniciar” do Windows XP, é apresentado uma tela mais menos igual abaixo:


- Opção “desligar”


Este comando quando acionado traz as seguintes opções, conforme tela abaixo:


1 – Fazer Logoff de um usuário (sair do perfil)

2 – Desligar o Windows XP

3 – Reiniciar o Windows XP

4 – Em espera

5 – Hibernar (opção mais usada em notebook)

- Opção “executar como”

Esta opção permite ao usuário executar programas e abrir documentos.


- Opção “ajuda”
 

Esta opção de “ajuda” do botão “iniciar” é um verdadeiro centro de ajuda sobre o que há de recursos disponíveis do Windows XP.

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/jorgeasantos/informaticaconcursos045.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário