25 de julho de 2012

Eleições 2012: Quando acontece 2° Turno?

As regras para possibilidade de 2° turno são simples, porém causam muitas dúvidas entre os eleitores, e não só entre os menos escolarizados. A maioria das pessoas acha que é o número de candidatos que determina a possibilidade ou não de 2° turno, acham que se houver mais de dois candidatos há possibilidade de 2 turno, mas, será que é assim mesmo? Será que em Mari- PB, cidade que eu vivo, que tem pouco mais de 20 mil habitantes pode haver? Leiam e descubram...



O 2° turno foi instituído no Brasil através da constituição de 1988, nas eleições do executivo (prefeito, governador e presidente), sendo que, na eleição municipal (prefeito) só terá 2° turno se as cidades tiverem um número mínimo de eleitores. Nas eleições para governador e presidente não há exigência de número mínimo de eleitores para a possibilidade de 2° turno.

O 2° turno nas eleições municipais acontece nas cidades que tenham, no mínimo, 200 mil eleitores e que nenhum dos candidatos consiga 50% mais um dos votos válidos. Se isso ocorrer, os dois candidatos mais votados vão ao 2° turno e, no 2° turno o mais votado será o novo prefeito. Com apenas dois candidatos, naturalmente, o mais votado terá o apoio de mais de 50% dos votos válidos (excluídos votos nulos e brancos).

A data das eleições são definidas na constituição brasileira, sendo, que o 1°turno será sempre no primeiro domingo do mês de Outubro e o 2° turno será sempre no último domingo de Outubro.

Para quem mora em uma das cidades que pode haver 2° turno (onde vivem mais de 200 mil 
eleitores) aproveitem essa chance dada pela legislação brasileira para avaliar melhor os candidatos, suas ideias, seus projetos, sua biografia. Exerçam sua cidadania plenamente!

Uma boa tarde a todos e até a próxima quarta-feira, quando continuo com a série sobre as eleições 2012, com o tema: Votos Brancos e Nulos.

Outros artigos da série:
Eleições 2012: A hora do voto
Rondynelle Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário