27 de julho de 2012

Conta Corrente - 1ª Parte


O que é? 

Conta Corrente é uma conta livremente movimentada pelo cliente por meio de cheques, cartão magnético ou cheque avulso, sem interferência do banco. É pela conta corrente que o cliente realiza transações como ordem de pagamento, transferência de valores, DOC e TED, depósito de cheques, débito automático, aplicação financeira e etc. 

Qualquer pessoa física ou jurídica pode abrir uma conta corrente. 

Abertura 

Para abrir uma nova conta corrente, o cliente pode se dirigir a qualquer agência bancária com a documentação necessária. 

Se preferir, a conta corrente também pode ser pré-aberta via Internet e formalizada em uma agência escolhida pelo cliente. 

Documentos necessários para abertura de conta corrente 

Apresente na agência os originais e cópias dos documentos listados abaixo: 

  • Dados pessoais - Documento de identificação com foto, CPF (dispensável caso o documento de identificação já o contenha). Certidão de nascimento e CPF para menor representado ou assistido e mandato de tutela ou curatela, se for o caso. Certidão de casamento, documento de identidade do cônjuge, CPF do cônjuge, comprovante de renda do cônjuge são opcionais.
  • Endereço (apresentar um dos comprovantes de residência relacionados) - Conta de água, luz, telefone ou gás, recibo de aluguel ou de taxa de condomínio, ou contrato de locação, emitidos há menos de 90 dias, em nome do próprio cliente ou de membro da família, quando comprovado o relacionamento entre as partes (certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade etc).
  • Dados profissionais - (apresentar um dos comprovantes a seguir) - Contra-cheque, carteira de trabalho, DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, fornecida e assinada por profissional de contabilidade, ou declaração comprobatória de rendimentos fornecida pela empresa. Em caso de dúvidas, procure uma agência e fale com um gerente. 
Observação: 

Não existe idade mínima para abertura de conta corrente, porém os menores de 16 anos devem ser representados pelos pais, na falta destes, por um tutor nomeado legalmente. O menor entre 16 e 18 anos tem que ser assistido pelo pai, mãe ou por um tutor. 

Importante! 

Segundo uma matéria no Poupaclique.ig.com.br, muitas pessoas retiram todo dinheiro de uma conta corrente esperando que ela seja cancelada, mas não é bem isso que acontece. 

Uma conta corrente possui despesas, sendo assim se você zerar o saldo de sua conta, sua conta ficará com valores negativos e isso poderá causar prejuízos para você. 

Quando você decidir encerrar uma conta corrente, solicite ao banco o fechamento de sua conta, verifique se todos os cheques foram compensados, devolva talões de cheque e seus cartões de créditos. 
Mas, faça isso tudo por escrito para você não ter dor de cabeça depois.


Continue Lendo:









Fontes: 


Banco do Brasil: www.bb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário