20 de maio de 2012

Lançada a programação do São João 2012 em Campina Grande na Paraíba


A edição 2012 do Maior São João do Mundo de Campina Grande tem início no dia 01 de junho e vai até 01 de julho. São trinta e um dias de festa e mais de 1.000 horas de forró para um público de cerca de 02 milhões de pessoas, com destaque para o grande número de turistas. A programação foi lançada festivamente na Vila do Artesão, na manhã desta sexta-feira, 18, pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo.
O Maior São João do Mundo traz grandes inovações este ano: Parque do Povo totalmente revitalizado, com infraestrutura moderna, confortável e de alta qualidade; homenagem a Luiz Gonzaga, um justo tributo ao centenário ao Rei do Baião. Shows com grandes artistas locais, regionais e nacionais, apresentações de quadrilhas juninas, forró pé-de-serra, grupos folclóricos, Casamento Coletivo, Círio de São João, Expresso Forrozeiro, Projeto Cantoria de Viola no São João (apresentações de repentistas), Recanto dos Santos Juninos, Cordel, shows pirotécnicos, culinária regional, e muitos outros grandes atrativos garantem a animação, cultura e tradição e fazem da festa junina de Campina a Maior do Mundo.
 A grade de programação foi apresentada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Lira, que detalhou em slides o projeto da Casa do Gonzagão, os portais que serão montados em várias partes do País indicando que a cidade promove o São João homenageando o São João, a confirmação de dois palcos fixos, além da melhoria na infraestrutura do QG do forró.
 Além do prefeito, estiveram presentes à solenidade de lançamento o vice-prefeito José Luiz Júnior; secretário de Desenvolvimento, Gilson Lira; senador Vital do Rêgo Filho; vereadores Marco Raia, Pimentel Filho, Cassiano Pascoal e Nelson Gomes Filho; presidente da AMDE, Tico Lira; superintendente do Ministério da Agricultura na Paraíba, Bruno Roberto e outras autoridades.
REVERÊNCIAS AO REI DO BAIÃO - O São João de Campina acrescenta valores culturais à festa homenageando o ícone da cultura nordestina, o Rei do Baião Luiz Gonzaga no ano do seu centenário. O Parque do Povo terá, inclusive, a Casa de Gonzaga (réplica da casa onde viveu o artista), com exposição de fotografias, roupas e sanfonas do artista, além de um coreto que terá apresentações de repentistas.


 A FESTA EM DETALHES
Estrutura: No Parque do Povo, área onde a festa concentra-se, o forró é encontrado no Palco Principal, nas três Ilhas de Forró (Ilhas Seu Vavá, Zé Bezerra e Zé Lagoa) e na Pirâmide Jackson do Pandeiro.
Além desses espaços, a estrutura do Parque é composta, nos seu 42,5 mil m² de área, por 150 barracas, 98 quiosques, 80 camarotes, grande bateria de banheiros, palco duplo, mais de 50 câmeras de monitoramento eletrônico, entre outros requisitos.
Descentralização: Os festejos juninos de Campina Grande também estendem-se para os Distritos de Galante e São José da Mata, para a Vila do Artesão e para a Feira da Prata.
No Distrito de Galante as opções para arrastar o pé são: o Mercado Central, 02 palhoças de forró e 01 palco. Já em São José da Mata temos 01 palco e 01 palhoça.
Atrações: grandes nomes da música nordestina apresentam-se no palco do Maior São João do Mundo. Flávio José, Os 3 do Nordeste e Capilé se apresentarão na abertura da festa (01/06). Dominguinhos, Waldonys, Elba Ramalho, Amazan, Santanna, Zé Ramalho e Garota Safada estão entre as estrelas da festa.
Tecnologia: tradição e tecnologia se combinam para que tudo aconteça com sucesso. Além de muito forró e do melhor da cultura nordestina, quem estiver no Parque do Povo poderá acessar gratuitamente a internet sem fio (WI-FI). Para garantir a tranqüilidade dos forrozeiros, o Parque será monitorado por câmeras de segurança eletrônica, distribuídas em pontos estratégicos, numa parceria com as Polícias Militar e Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros.
Cenografia: réplicas que retratam a história de Campina Grande são montadas no Parque do Povo, com uma fogueira gigante de 18 metros de altura, a réplica da Catedral Nossa Senhora da Conceição e o vilarejo que leva o nome originário da cidade, a Vila Nova da Rainha. Nesta Vila, são comercializados produtos artesanais.
Quadrilhas juninas: a Pirâmide Jackson do Pandeiro será palco para as quadrilhas juninas apresentarem, todas as noites, seus shows de beleza, cultura e animação. Um concurso premiará a quadrilha que melhor apresentar a dança mais tradicional do São João.
Trios de forró: o legítimo forró pé-de-serra ganha destaque ao som de mais de 150 trios de forró que comandarão o arrasta-pé nas três Ilhas de Forró distribuídas no Parque do Povo, além da Pirâmide Jackson do Pandeiro e nas demais localidades onde a festa acontece.
Show Pirotécnico – Toneladas de fogos de artifício são estouradas nos principais dias da festa: na abertura, na noite do dia 23 de junho (véspera de São João) e no encerramento do evento. O Show pirotécnico acontece com 02 toneladas de fogos de artifício em quinze minutos de duração
Casamento Coletivo: no dia 12 de junho- dia dos namorados e véspera do Santo Casamenteiro- 100 casais dirão ‘sim’ durante um casamento coletivo que será realizado na Pirâmide do Parque do Povo.
Recanto da Poesia – Espaço será destinado para apresentações culturais, com destaque para o Projeto ‘Cantoria de Viola no São João’.
Recanto dos Santos Juninos: lugar no Parque do Povo onde a Diocese de Campina Grande expõe a história dos santos que são celebrados no mês de junho – São João, São Pedro e Santo Antônio.
Expresso Forrozeiro: partindo da Estação Ferroviária rumo ao Distrito de Galante, o Expresso Forrozeiro embarca, em cada vagão, com um trio de forró para animar os forrozeiros ao som da sanfona, do triângulo e da zambumba. O Trem faz o percurso de 1h30 de ida e 1h30 de vinda, com viagens previstas para os dias 08, 09, 10, 16, 17, 22, 23, 24 e 30 de junho.
Círio de São João: O Círio de São João, que acontece no dia 24 de junho, é uma cavalgada com cavaleiros que representam o cordão azul e o vermelho em direção. Na programação do Círio também tem missa em homenagem a São João, procissão e hasteamento do estandarte do Santo.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO 2012
 
DIA
                          ATRAÇÕES
VALORES

01/06
Sexta

APRESENTAÇÃO ESPECIAL DE GRUPOS FOLCLÓRICOS DE CAMPINA GRANDE
ESPETÁCULO A FESTA DO CANGAÇO
FLÁVIO JOSÉ
JAIRO MADRUGA
CAPILÉ
OS 3 DO NORDESTE


02/06
Sábado
FORRÓ FEST – REDE PARAÍBA
CAVALO DE PAU
FORRÓ 3 DESEJOS


03/06
Domingo

CIA. DE PROJEÇÕES FOLCLÓRICAS ORIGINIS
DOMINGUINHOS
LIV MORAIS
GAROTA SAFADA

04/06
Segunda
TRIOS DE FORRÓ NAS ILHAS E NA PIRÂMIDE

05/06
Terça
TRIOS DE FORRÓ NAS ILHAS E NA PIRÂMIDE

06/06
Quarta
Véspera do Feriado
FORRÓ DA CURTIÇÃO
FORRÓ 3X4
OS MEIRINHOS

07/06
Quinta-FERIADO
ARREIO DE OURO
BRASAS DO FORRÓ
FORRÓ DA PEGAÇÃO


08/06
Sexta
GRUPO DE DANÇA CAETÉS
ADELMÁRIO COELHO
MEXE VILLE
FORRÓ DA MANHA





FESTA DE ANIVERSÁRIO DA RÁDIO
CORREIO FM

09/06
Sábado
AMAZAN – FORRÓ DA XÊTA – LUAN E FORRÓ ESTILIZADO – CORONÉ GRILO


10/06
Domingo


GRUPO DE CULTURA NATIVA TROPEIROS DA BORBOREMA
TON OLIVEIRA
DORGIVAL DANTAS
FORROZÃO DEIXE DE BRINCADEIRA

11/06
Segunda
JOTA GOMES
FORROZÃO DOCE ENCANTO

12/06
Terça
GRUPO DE PROJEÇÕES FOLCLÓRICAS RAÍZES
CHEIRO DE MENINA & VICENTE NERI
AMIGOS SERTANEJOS

ALEXANDRE TAN

13/06
Quarta
KARKARÁ
AS BASTIANAS
FORRÓ MORAL


14/06
Quinta
JORGE DE ALTINHO
FOGO DE MENINA
MAGNATAS DO FORRÓ


15/06
Sexta
GRUPO ACAUÃ DA SERRA
PINTO DO ACORDEON
RENATA ARRUDA

FLOR DA PELE


16/06
Sábado
GRUPO FOLCLÓRICO CIA. LIVRE
ANTONIO BARROS E CECÉU
NANDO CORDEL
FORRÓ DA KANXA

17/06
Domingo
MULHER CHORONA
POETA FRANCINALDO
JURANDY DA FEIRA E BANDA

18/06
Segunda
MISTURA QUENTE
BICHO BOM
EDGLEY MIGUEL




19/06
Terça
GRUPO DE PROJEÇÕES FOLCLÓRICAS RAÍZES
CALYPSO

FELIPE WARLEY

JEITO NORDESTINO

20/06
Quarta
PAULINHA ABELHA E MARLUS
FORRÓ PIKOTADO

JOÃO GONÇALVES


21/06
Quinta
CIA. FOLCLÓRICA ORIGINIS
FORRÓ BACANA
SACANEAR VERSAILLES
CORONÉ GRILO

22/06
Sexta
GRUPO DE CULTURA NATIVA TROPEIROS DA BORBOREMA
OS NONATOS
LUIZINHO CALIXTO
FORRÓ CAÇUÁ


23/06
Sábado
CIA. FOLCLÓRICA ORIGINIS
ELBA RAMALHO
GERALDINHO LINS

TONY DUMOND


24/06
Domingo
GRUPO DE DANÇA CAETÉS
OSWALDINHO
LÉO MAGALHÃES
ADROANO JOSÉ

25/06
Segunda
FORRÓ MALICIAR
AFRODITE
DIDA PACHEQUINHO



26/06
Terça
GRUPO DE TRADIÇÕES POPULARES ACAUÃ DA SERRA
ASSUM PRETO
FORROZÃO VIP
FORRÓ DO LITORAL


27/06
Quarta
CIA. FOLCLÓRICA ORIGINIS
ZÉ RAMALHO
FERRO NA BONECA
ZÉ CALIXTO
LUAN E FORRÓ ESTILIZADO





28/06
Quinta
GRUPO DE PROJEÇÕES FOLCLÓRICAS RAÍZES
ALCYMAR MONTEIRO
MAGNÍFICOS
ASSISÃO



29/06
Sexta
GRUPO ACAUÃ DA SERRA
WALDONYS
GENIVAL LACERDA & JOÃO LACERDA
CICINHO LIMA


30/06
Sábado
GRUPO FOLCLÓRICO CIA. LIVRE
LOURO SANTOS
INAUDETE AMORIM
FORRÓ DAS MINA


01/06
Domingo
GRUPO DE CULTURA NATIVA TROPEIROS DA BORBOREMA
SANTANNA
AMAZAN
BONDE DO BRASIL
PAULINHO PAULEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário