6 de maio de 2012

A importância da educação ambiental


Através do meio ambiente esta sendo enfatizada a questão referente à Educação Ambiental que consiste em lançar o conhecimento escolar sobre a realidade social e das comunidades.além de envolver os estudantes em ações ambientais através de projetos.

É necessário analisar o conteudo ambiental que esta sendo trabalhado nas escolas com as crianças. Sabemos que o saber educativo contribui para construção da sociendade, com isso é necessário um trabalho de qualidade sobre Educação Ambiental com os educandos, para que possam auxiliar na prevenção do meio ambiente.


A Educação Ambiental pressupõe modificar os esquemas cognitivos dos participantes envolvidos no processo educacional ,construindo novos conhecimentos,principalmente das crianças, que necessitam crescer com uma visão mais ampla sobre recursos naturais , e sua utilização no dia-a-dia como matéria prima e sua forma de preservação.

Pensar em educação ambiental nos dias de hoje é pensar numa educação voltada para aprendizagens significativas ao mundo globalizado.È proporcionar perspectivas que criem idéias inovadoras e permitam formar um cidadão critico reflexivo e participativo, apto a tomar decisões e contribuir para o desenvolvimento das ações humanas.

E Educação Ambiental promove a transformação dos conhecimentos teóricos e práticos fundamentando uma perspectiva determinada à construção de um espaço inovador.

A incorporação do Meio Ambiente à Educação formal,possibilita o contato direto dos educadores e educandos com a realidade complexa de processos de conservação da natureza,social e ecológica,trazendo uma compreensão do mundo através de diferentes processos desde a formação nível básico até a formação do superior.

A Educação Ambiental prepara o individuo para a vida enquanto membro da biosfera, fazendo-o compreender,saber lidar com sistemas ambientais de maneira global gerenciando melhor as relações sociais e ambientais, aumentando a produtividade evitando desperdícios e danos a natureza.Fundamentalmente é uma educação para um futuro harmônico, e a chave para isto é o aprimoramento do ser humano.

Perceber a história do ambiente em que vive suas fontes de satisfação e insatisfação é de fundamental importância,pois só assim,conhecendo a cada um,será possível a realização de um trabalho com bases locais, partindo da realidade para ação, o objetivo é promover a sensibilização, bem como desenvolvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente.

Artigo retirado: www.webartigos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário