13 de abril de 2012

Sistema de chão multitoque seria capaz de detectar ataque cardíaco


A U.S. Patent and Trademark Office (USPTO) concedeu à IBM patente para criar um sistema de segurança multitoque para chãos. O recurso, que seria ideal para residências, identificaria quem está sobre a superfície plana e seria capaz de detectar se uma pessoa sofreu um ataque do coração.

Segundo os pesquisadores da IBM, o sistema analisaria variados pesos e formas, de modo a diferenciar crianças de adultos, bem como de animais de estimação. Sobretudo, poderia reconhecer se uma pessoa estivesse caída no chão e, através de um sensor de batimentos cardíacos, detectar, por exemplo, se ela sofreu infarto e seria capaz de acionar o zelador ou uma equipe de socorro profissional.

Em relação à segurança, através de um banco de dados com registros de medidas e pesos específicos de pessoas autorizadas, o recurso, ao detectar a presença de um estranho, seria capaz de soar alarmes e acionar a polícia. Além disso, os usuários poderiam programar o sistema para notificar quando estivessem mais pessoas sobre o chão que o número limite estipulado.

De acordo com o porta-voz da IBM, Christopher Andrews, não se sabe ainda se o projeto será realmente utilizado. "A invenção recém-patenteada não é parte de um produto ou solução. Com isso, não podemos especular sobre se e como ele será implementado", disse.

Fonte: Tech Tudo - Via Innovation News Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário