27 de abril de 2012

Será que os Mamutes voltarão a existir?




Extintos a aproximadamente 12 mil anos, os mamutes poderão voltar a caminhar sobre a Terra em 2017. Esse é o projeto de uma equipe de cientistas da Universidade de Kinki, no Japão. Eles anunciaram que irão começar esse ano, um estudo para clonar o animal, que deve ser concluído em 5 anos. Caso consigam, irão trazer de volta um mamífero gigantesco (podia chegar a 12 toneladas) que habitou nosso planeta durante a Era do Gelo e que pode ter sido extinto por conta da ação do homem.

Tudo começou devido ao aquecimento global, que derreteu a neve de certas áreas da Sibéria, na Rússia. Ali, pesquisadores do país encontraram uma ossada de mamute completamente preservada, debaixo de uma crosta de neve que permaneceu intacta por milhões de anos. Dentro do osso de uma das pernas do animal, os cientistas encontraram uma medula completamente preservada, de onde é possível retirar DNA intacto. Desde 2007, os cientistas planejam a clonagem do mamute, mas nunca haviam encontrado uma ossada que com condições para o experimento. Porém desta vez a ossada é bem preservada.

A ossada se encontra congelada em um laboratório russo, mas será enviada aos pesquisadores japoneses. Eles pretendem retirar o DNA do animal de células da medula congelada e implantá-lo dentro de células-ovo de elefantes, parentes próximos da espécie. Assim, eles criariam um embrião com o código genético do mamute e o colocariam no útero de uma elefanta. Depois de alguns meses, nasceria o primeiro bebê mamute em milênios. Mas a experiência não é certeza de sucesso, porém os pesquisadores estão entusiasmados com a ideia de trazer clonar esse grande mamífero. 

Quer saber mais sobre os mamutes acesse o link abaixo:

O que são mamutes?

Ronielson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário