30 de abril de 2012

O que é Google Drive e como usar?



Logotipo do Google Drive (Foto: Reprodução / Divulgação)Google Drive é o novo serviço de disco virtual que o Google lançou oferecendo 5 GB de espaço gratuito para seus usuários. O serviço permite o armazenamento de arquivos na nuvem do Google e possui aplicativos para sincronização para  Windows, Mac e Android. Os dispositivos iPad e iPhone deverão receber aplicativos exclusivos em breve. Os arquivos armazenados no Google Drive, podem ser compartilhados com seus amigos e colaboradores através da conta do Google. Você poderá decidir com quem irá compartilhar cada arquivo além de decidir o nível de permissão de cada pessoa, escolhendo quem apenas poderá visualizar, editar ou comentar nos seus arquivos.

Para arquivos compatíveis com o Google Docs, o novo serviço tem integração automática, oferecendo aos usuários edição colaborativa de seus arquivos no Google Docs. Além desta integração, o Google Drive traz integração com o Google+, pois adiciona suas fotos e vídeos do Google Drive em um álbum da rede social do Google, permitindo que o usuário compartilhe o material com seus amigos. Existe ainda a integração com o Gmail, para que seja enviado um link da versão atual dos seus arquivos para seus amigos e colaboradores.
Integração com o Gmail e o Google+ (Foto: Reprodução / Divulgação)Integração com o Gmail e o Google+ (Foto: Reprodução)
Uma funcionalidade de destaque no novo serviço é a busca dos arquivos, que é feita em todo o conteúdo do arquivo, através de palavras chaves e filtros, como, por exemplo, tipo de arquivo e usuário criador. O serviço promete ainda reconhecer objetos dentro das suas imagens e textos escaneados, fornecendo dados sobre seus documentos.
Além da busca poderosa, o Google Drive possui uma ferramenta de visualização dos arquivos, que exibe no navegador do usuário mais de 30 tipos de arquivos. Os arquivos variam de vídeos em alta definição a arquivos do Adobe Photoshop, passando por documentos de texto, planilhas e apresentações.
O serviço Google Drive integra um controle de versão para os arquivos armazenados. Todas as modificações feitas nos arquivos são registradas e guardadas automaticamente por 30 dias. Caso o usuário deseje, é possível escolher uma versão para salvar para sempre. Assim, os usuários podem ter controle do que foi feito nos seus arquivos, conhecendo o que foi alterado, quando e por quem.
Controle de versão para todos os arquivos (Foto: Reprodução / Divulgação)

Embora ofereça 5 GB gratuitos para seus usuários, o Google Drive foi lançado com opções de contas pagas, com planos que variam de 25 GB por US$ 2,49 por mês, a pacotes gigantes como os 16 TB por US$ 799,99 por mês. A contratação de um dos planos do Google Drive aumenta o tamanho a conta do Gmail do usuário para 25 GB automaticamente. O serviço está disponível, ainda, para as empresas que possuem conta no Google Apps for Business.

O serviço, porém, ainda não está disponível para todos os usuários, mas o Google está registrando usuários que desejam ser notificados no momento do lançamento.
Para se registrar, siga os passos abaixo:
Passo 1. Vá até a página do Google Drive. Clique no botão “Login” e insira seu nome e senha na tela de autenticação do Google;
Página inicial do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Página inicial do Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 2.  Clique afirmando que quer ser notificado sobre o lançamento do Google Drive;
Notificação para utilizar o Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa) Notificação para utilizar o Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 3. Você será informado que o registro foi feito com sucesso e que você será notificado quando o Google Drive for liberado para você.
Confirmação de registro para notificação (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Confirmação de registro para notificação (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
No entanto, se você já é um dos contemplados com o acesso ao Google Drive, siga nosso passo a passo sobre como utilizar o novo serviço do Google.
Como usar o Google Drive:
Passo 1. Entre no Google Drive e se autentique com sua conta do Google. Observe, na imagem abaixo, que a interface se parece muito com o a interface do Google Docs;
Página principal do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Página principal do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)
Passo 2. Baixe o Google Drive para a sua plataforma e confirme que aceita os termos de serviço para baixar o aplicativo;
Aceitação dos termos do serviço e confirmação de download (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Aceitação dos termos do serviço e confirmação de download (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)
Passo 3. Após instalar o aplicativo, entre com seu nome de usuário e senha do Google;
Autenticação no aplicativo do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Autenticação no aplicativo do Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 4. Após a autenticação, informa-se sobre a criação da pasta Google Drive no computador. Todos os arquivos adicionados a essa pasta, são automaticamente sincronizados o Google Drive;
Informação sobre a criação da pasta Google Drive no seu computador (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Informação sobre a criação da pasta Google Drive no seu computador (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 5. A janela da imagem abaixo, afirma que após o término das configurações, seus arquivos atuais, incluindo os arquivos do Google Docs, seráo sincronizados. Clique no botão “Advanced Setup” para decidir quais pastas do seu Drive devem ser sincronizadas com o computador;
Informação sobre a sincronização do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Informação sobre a sincronização do Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 6. Na parte superior da janela, pode-se escolher a localização da pasta no computador. Na parte de baixo, define se o Google Drive inicializa junto com o computador e na parte central, define-se as pastas que serão sincronizadas;
Configurações do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações do Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Parte 7. Após a configuração, pode-se observar a pasta do Google Drive começando a sincronizar os arquivos. Além disso, ao clicar no botão do serviço na área de notificação, você pode obter informações como a quantidade de espaço utilizado;
Arquivos sendo sincronizados com o computador (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Arquivos sendo sincronizados com o computador (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 8. Para criar uma nova pasta, você pode utilizar tanto a pasta no seu computador quando a interface Web. Pelo navegador, clique no botão destacado na imagem abaixo;
Criação de nova pasta na interface Web (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Criação de nova pasta na interface Web (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 9. Defina um nome para a nova pasta;
Definição do nome da nova pasta (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Definição do nome da nova pasta (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 10. Para inserir novas imagens na pasta que acabou de ser criada, basta arrastá-las para a pasta compartilhada no seu computador;
Adição de arquivos do computador para o Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Adição de arquivos do computador para o Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 11. Aguarde as imagens serem sincronizadas com o Google Drive. Um símbolo de certo na cor verde, como nos arquivos da imagem abaixo, significa que um dado arquivo está atualizado no seu Google Drive;
Sincronização de novos arquivos completada (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Sincronização de novos arquivos completada (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 12. Seus arquivos podem ser visualizados na sua conta do Google Drive. Para escolher o modo de visualização por ícones (grade), pressione o botão em destaque na imagem abaixo;
Visualização dos arquivos em grade (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Visualização dos arquivos em grade (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Passo 13. Ao clicar em uma das imagens, você é direcionado para uma página de visualização do arquivo. Nela, você pode adicionar uma descrição para o arquivo no Google Drive;
Editando descrição de arquivo (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)







Passo 14. Você também pode compartilhá-lo com seus amigos, em uma interface semelhante a do Google Docs.
Fonte: TechTudo

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