29 de abril de 2012

Mamutes

O mamute foi um animal que viveu há pelo menos 12 mil anos atrás, sendo então extinto no final da última Era Glacial. O que se sabe hoje sobre ele é baseado em achados arqueológicos, encontrados em camadas geológicas referentes ao período em que habitaram o Planeta, o Paleolítico, popularmente conhecido como a Idade da Pedra Lascada. Este animal pertence ao gênero Mammuthus e a família Elephantidae, pertencente aos proboscídeos. Similares aos elefantes, os mamutes tinham igualmente tromba e presas de marfim que chegavam a apresentar cinco metros de extensão.

O mamute apresentava o tronco recoberto de pelos da cor cinza escuro e era uma significativa fonte nutritiva para o homem pré-histórico. Fósseis (Vestígios) deste animal são mais comumente descobertos no continente europeu, na América do Norte e no território asiático, especialmente na região norte, localidades de climas temperados e frios, que indicam onde eles viviam. 

Sabe-se, atualmente, de que havia aproximadamente seis espécies de mamutes: Mammuthus columbi, Mammuthus primigenius, Mammuthus meridionalis, Mammuthus trogontherii, Mammuthus exilis, Mammuthus imperator e Mammuthus calvanus.

Uma das teorias que explica sua extinção é que eles não tenham suportado as drásticas mudanças de clima que predominaram na fase final da Idade do Gelo, quando prevaleciam as baixas temperaturas. Mas se sabe também que o Homem contribuiu para a erradicação destes animais, pois eles eram caçados não só para servir de alimento, mas também para que sua pele fosse aproveitada para a produção de vestimentas, ossos e couro serviam de matéria-prima para a construção de habitações.O mamute era herbívoro e se alimentava basicamente de folhas, raízes, frutas e vegetais. 

Alguns cientistas estão tentando clonar os mamutes, que saber mais acesse o link abaixo:
 Será que os mamutes voltarão a existir?

Ronielson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário