4 de fevereiro de 2012

Emepa investe na melhoria genética de ovinos e caprinos

Foto: João Francisco/Secom-PB
Nesta sexta-feira (3), no município de Soledade, a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) finalizou um processo de transferência de 638 embriões importados da África do Sul a matrizes receptoras do rebanho de ovinos e caprinos da Paraíba. O procedimento aconteceu na Estação Experimental de Pendência, desde a segunda-feira passada. Ao todo, 288 ovelhas e 350 cabras de corte (das raças Boer e Savana) e leiteiras (Saanen e Alpina Britânica) foram inseminadas artificialmente.

O secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira ressaltou a importância de melhorar o padrão genético dos rebanhos paraibanos e disse que o objetivo do Governo do Estado, a partir de recomendações do governador Ricardo Coutinho, é transferir toda a tecnologia dessa nova genética para os produtores rurais que praticam a agricultura familiar na Paraíba. “A meta é fazer com que essas famílias aumentem a renda a partir de animais que tenham maior produtividade de carne e leite”, disse. O projeto, de acordo com ele, visa beneficiar o Programa do Leite da Paraíba (com mais animais de alta produtividade de leite, a oferta do produto será ampliada no programa).

O secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo Araújo, também salientou que o avanço no padrão genético dos rebanhos será primordial para melhorar os índices de produtividade dos animais e aumentar a renda dos agricultores familiares paraibanos.

Fonte: Site do Governo da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário