27 de fevereiro de 2012

Coluna de Ciência e Tecnologia: Descubra o momento do dia em que você está mais criativo



Hoje a coluna sobre Ciência e Tecnologia do Blog Conexão Social traz um estudo realizado sobre o cérebro com o objetivo de identificar seus momentos de criatividade e em quais situações sua imaginação fica mais fértil. 

Boa leitura à todos!

Todo mundo têm um momento especial do dia em que se sente mais disposto e criativo. E alguns estudos, publicados pelo site Life Hacker, afirmam que é possível identificá-los. 

Segundo o site, a criatividade foi ignorada pela ciência até a década de 1950, quando a Associação Americana de Psicologia JP Guilford sugeriu que o tema valeria alguns estudos. Desde então, a ciência criou algumas teorias sobre os momentos em que estamos mais criativos. 

Uma delas sugere que a criatividade fica mais aguçada quando estamos sonolentos e cansados. Sim! A pesquisa aponta que o nosso cérebro gera soluções mais criativas para os problemas quando estamos com aquela sensação de moleza. Para alguns, isso acontece pela manhã, para outros durante a tarde ou a noite. Obviamente, o estudo afirma que cada organismo possui uma característica individual, portanto, o ideal é prestar atenção nestes três momentos e tentar identificar o seu.

Já outra pesquisa acredita que a bebida alcoólica explora a criatividade do ser humano. A ideia é a mesma da teoria anterior: quando você permite que seu cérebro relaxe, você consegue obter respostas mais criativas. Em outras palavras, esta sensação de sonolência, causada pela bebida e pelo cansaço, deixa a sua mente mais leve e, consequentemente, mais criativa.

Na mesma linha, uma teoria afirma que o cérebro continua buscando por soluções criativas quando você vai dormir com algum problema na cabeça. O estudo ainda diz que a criatividade entra em ação se, ao acordar, você retomar o assunto.

O oposto também já foi considerado eficaz. A prática do exercício físico pode ajudar quando o assunto é criatividade em alta. A teoria  afirma que quando você se foca no seu corpo, você deixa sua mente mais livre para gerar ideias. 

Uma outra pesquisa descobriu que quando a criatividade está relacionada a uma rotina, ela tende a aparecer na hora certa. Basicamente, o estudo sugere que se você for uma pessoa organizada, que sempre elabora listas de afazeres e segue sua agenda, você pode "decidir" o momento de ser criativo. Dessa forma, a primeira dica para conseguirmos gerar nosso próprio momento de criatividade é: seja organizado.

Outra dica é criar uma planilha onde você possa marcar os momentos e dias em que esteve mais criativo. Assim, é possível começar a identificar como o seu cérebro funciona e quais os momentos em que você pode contar com sua imaginação. Uma sugestão: use aplicativos que permitam inserir comentários em cada faixa de horário do dia, assim você terá ainda mais precisão. O "Rescue Time" te ajuda a descobrir como você tem utilizado o seu tempo e cria até gráficos com essas informações. 

O Google Doc's Revision History também é um ótimo aliado nesta investigação de criatividade. Acessando o serviço, você clica em cima do arquivo que quer pesquisar, acessa "File" e, então, "Revision History". Lá você pode ver todas as maiores mudanças que fez em um documento e perceber em que momento da criação do arquivo você teve mais êxito. 

Uma sugestão simples e que também dá bastante resultado é anotar o horário em que você teve uma ideia. Anote em um bloquinho ou post it e coloque a hora exata. Com o tempo, analise as "eurekas" e tente identificar em qual momento do dia você esteve mais propenso à criatividade.

A criatividade pode ser bastante irregular. Mas, com as dicas acima, dá para começar a entender como a sua funciona. Seja em uma corrida pela manhã, soneca à tarde ou uma bebedeira com os amigos, todo mundo tem um momento certo para criar e solucionar os problemas que, às vezes, nos parecem impossíveis.

Você tem alguma dica para "encontrar" sua criatividade? Sabe algum macete para aflorar sua imaginação? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais, abaixo de cada post temos botões para compartilhar nas principais redes sociais: twitter, orkut, google +,facebook e para enviar por email. E na página individual dos posts têm o botão curtir, indique para seus amigos.


Por Antonio M. S. Júnior

Referência:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/ciencia-como-achar-seu-momento-de-criatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário