3 de fevereiro de 2012

Blog Conexão Social - Bolsa de Valores: do sonho ao investimento


Um dos principais objetivos almejados pelas pessoas é o de conseguir estabilidade financeira e em um sonho possível alcançar a riqueza, seja esta através de jogos em loterias, de investimento em imóveis ou até em compras de ações. Nesse sentido montamos um relatório informativo a cerca do investimento na bolsa de valores.

É importante acima de tudo ressaltar que a bolsa de valores funciona como um investimento em longo prazo, dessa forma o investidor deve ter a certeza de que não irá conseguir rendimentos em um curto espaço de tempo.

Os novos investidores devem atentar ao uso de suas economias pessoais na compra de ações, pois como lembra João Echiburu em entrevista concedida ao G1, “É arriscado investir o único valor que a pessoa possa ter guardado, pois ela pode precisar numa emergência qualquer e prejudicar o investimento”.

Assim, atentamos que antes de qualquer investimento em ações é importante procurar informações detalhadas de como a bolsa de valores opera, ou ainda procurar um especialista.

Com o objetivo de sanar algumas duvidas ou receios na compra de ações, Elida Santos publicou no site “mundo das tribos” 5 dicas importantes sobre a arte de investir na bolsa de valores, são elas:

1 – Escolha empresas com credibilidade: Quando você decide comprar ações na bolsa de valores, pesquise informações sobre a empresa. Saiba como funciona o negócio e de que forma se faz a rentabilidade das ações. Não compre ações de empresas que passam sempre por problemas financeiros, ou de mercados muito arriscados se não souber como administrar o momento correto de comprar e vender as ações. Diversificar na hora de comprar as ações não quer dizer que você deve comprar muitas ações de empresas diferentes. Compre na medida certa, ou seja, de uma forma fácil de administrar.

2- Tenha paciência: Muitas pessoas querem investir na bolsa de valores, porém, não possuem paciência para esperar o momento correto e acabam tomando decisões erradas. O mesmo vale para as pessoas que vendem as ações nos momentos inoportunos. Avalie a situação do mercado antes de comprar ou vender suas ações.

3- Não escute palpites, mas analise os conselhos: Já dizia o ditado popular: se conselho fosse bom não se dava, vendia. Conselho ruim é palpite e não deve ser levado em consideração. Se quiser escutar conselhos, procure um especialista de mercado para não correr o risco de tomar decisões erradas. Sempre analise as dicas fornecidas para evitar problemas que podem ser evitados.

4 – Pense a longo prazo:  É natural que com a perca de dinheiro a sua primeira reação seja temer, porém no mercado de ações às vezes é necessário dar um “passos para trás”, para logo em seguida andar à frente. Investir em ações é promissor a médio e, principalmente, a longo prazo. O que significa que perder dinheiro em aplicação errada pode dar frutos no futuro.

5- Reconheça os seus erros: Admitir um erro é um ato de humildade. Não adianta negar que você está errado quando de fato está. Se o seu investimento não rendeu como o esperado, procure saber o motivo que levou a esse resultado. Observe as ações que renderam, e em uma outra oportunidade, invista melhor. A humildade é o segredo que leva as pessoas ao sucesso.
Seguindo essas cinco dicas você terá um caminho promissor no mercado de ações.
Com isso sabemos que não é tão complicado quanto se imagina investir na bolsa valores, mas devemos tomar algumas precauções importantes para não perder dinheiro. Então mãos a obra e boa sorte como acionista.

Por: Huston Andrade

Um comentário:

  1. Suas postagens já estão na lista dos blogs q sigo
    Abraços
    Claudio Pacheco
    http://blogconexaosocial.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário