31 de janeiro de 2012

Como o vírus da dengue age no organismo

Vírus da dengue

A dengue é uma doença Causada por um Arbovírus (termo genérico que se refere aos vírus que são transmitidos por insetos), do gênero Flavivírus e são conhecidos quatro tipos: DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. O tipo1 (DEN1) causa a forma menos grave da doença e o DEN2 é o mais intenso. O vírus fica localizado nas glândulas salivares do Aedes aegypti, antes de sugar o sangue a fêmea injeta uma substância produzida nas glândulas salivares que tem efeito anticoagulante e anestésico, ou seja, na maioria das vezes a pessoa não sente quando é picada, e nessa substância estão presente os vírus, que entram na corrente sanguínea.
Quando uma pessoa contrai um dos tipos de vírus da dengue, após cura-se fica imune aquele tipo que contraiu, se ela contrair dengue pela segunda vez é ocasionada por outro tipo do vírus. Se um indivíduo contrai dengue pela segunda vez pode desenvolver a forma mais grave da doença “Dengue Hemorrágica”. Isso ocorre porque o organismo desenvolve o quê podemos chamar de “Memória imunológica”, e quando se contrai a doença novamente o organismo tem uma reação “exagerada”, que provoca a gravidade da doença.
A dengue no organismo humano

 A infecção pelo Flavivírus se dá pelas seguintes etapas:
  1.  O mosquito infectado pica o homem;
  2. Vírus atinge a corrente sanguínea, se instala no baço, fígado e tecido linfático, onde se multiplica;
  3. Um dos locais preferidos do vírus para se instalar no corpo humano é o tecido (parede) que envolve os vasos sanguíneos (veias e artérias), chamado de retículo-endotelial;
  4. Após a incubação de 2 a 7 dias volta à corrente sanguínea onde se instala no endotélio onde ocorre a inflamação dos vasos sanguíneos. O sangue com isso, circula mais lentamente; 
  5. Como a circulação fica mais lenta, é comum que os líquidos do sangue extravasem dos vasos, provocando hemorragias, com o sangue ficando mais espesso; 
  6. O sangue mais espesso, pode coagular dentro dos vasos (veias e artérias) provocando trombos (entupimentos), é por isso que pessoas com histórico de doenças cardíacas podem ter infartos. A circulação lenta prejudica a oxigenação dos órgãos, por isso as pessoas sentem fraqueza; 
  7. Com o tempo, se não houver tratamento específico, pode haver um choque circulatório. O sangue deixa de circular, os órgãos ficam prejudicados e podem parar de funcionar e isso pode levar à morte.

Porque não se deve usar ácido acetilsalicílico ?

Não se deve usar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico como Aspirina, pois esse composto diminui o número de plaquetas (responsável pela coagulação do sangue) com a quantidade de plaquetas diminuída as hemorragias se tornam maiores, agravando o estado do paciente.
Segue uma lista de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico:



Ronielson Lima

Leiam e comentem nossos artigos, ajudem a divulgar nosso trabalho!!


Referências:





Zeildler J. D; et al; Vírus dengue em larvas de Aedes aegypti e sua dinâmica de infestação, Roraima, Brasil; Revista Saúde Pública; v.42, n.6; Dez. 2008 Epub 03-Out-2008.

Figueiredo L. T. M; Patogenia das infecções pelos vírus do dengue; Simpósio: Virologia Médica; Mar. 1999.

Serufo J. C; et al; Dengue: uma nova abordagem; Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; vol.33, n.5 Sept./Oct.2000.

2 comentários:

  1. Muito bom ! Adorei o post, me ajudou a entender a causa da hemorragia ;) mto boom !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, fico muito feliz que você tenha aprendido algo com o texto,esse é nosso objetivo, levar informações de boa qualidade!

      Excluir

Deixe seu comentário